O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, está sofrendo de insuficiência respiratória como consequência de uma "severa infecção pulmonar", informaram nesta quinta-feira (3) fontes oficiais.
"Após a delicada cirurgia de 11 de dezembro, o comandante Chávez enfrentou complicações como consequência de uma severa infecção pulmonar", disse o ministro de Comunicação venezuelano, Ernesto Villegas, em uma cadeia de rádio e televisão. Ele lia a última atualização oficial sobre a condição do presidente, internado em um hospital em Cuba.
"Esta infecção tem causado uma insuficiência respiratória que requer que o comandante Chávez cumpra rigorosamente o tratamento médico", acrescentou o comunicado, sem dar mais detalhes.
Villegas reiterou a confiança do governo da Venezuela na equipe médica que atende Chávez, "que deu acompanhamento permanente à evolução clínica do paciente e agiu com a mais absoluta rigorosidade perante cada uma das dificuldades apresentadas", disse.
Mais cedo, o vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, haviam dito que Chávez continuava "batalhando" por sua saúde, após voltarem da Venezuela depois de uma visita ao presidente em Havana.
Na última quarta-feira (2), a posição venezuelana havia exigido a "verdade" sobre a saúde de Chávez.
"É essencial que o governo atue de modo que dê confiança. É essencial que diga a verdade", afirmou o secretário executivo da Mesa da Unidade Democrática, Ramón Guillermo Aveledo, taxando de "irresponsabilidade descomunal" a intenção de fazer crer que Chávez estivesse "em exercício de suas funções".
Nenhum comentário:
Postar um comentário