Pages

terça-feira, 13 de maio de 2014

XI Semana Universitária do Campus Avançado de Patu Começa na Próxima Segunda Feira (19/05)


Acesse o Site: http://www.seunicap.blogspot.com.br

Começa na próxima segunda feira (19/05)  a XI SEUNI - Semana Universitária do Campus Avançado de Patu. O tema deste ano será: “UERN E SOCIEDADE: REDISCUTINDO DEMANDAS SOCIAIS”
19 a 23 de maio de 2014

A Semana Universitária, no âmbito do Campus Avançado de Patu, é um evento anual, de natureza acadêmico-científica e cultural, que visa a integrar seus membros e a comunidade do seu entorno.
Dada a sua natureza, a realização da XI Semana Universitária – X SEUNI – desenvolverá o tema “UERN e sociedade: rediscutindo demandas sociais”, a fim de refletir, junto à comunidade, sobre a importância de um Campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, na região do médio-oeste potiguar, e as responsabilidades da instituição, nesse contexto.
Nessa perspectiva, a XI SEUNI foi planejada para promover complementarmente o crescimento e o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, explorado no âmbito dos cursos de graduação e pós-graduação, ofertados nessa unidade acadêmica. As atividades a serem desenvolvidas ao longo da semana permitirão a divulgação de ideias, a socialização de experiências e a minimização de conflitos que permeiam o dia-a-dia dos que fazem o CAP/UERN.
Assim, espera-se que a X SEUNI possibilite uma maior ampliação da agenda de debates e interlocução de saberes e experiências por meio de palestras, mesas redondas, oficinas, minicursos, grupos de discussão, diferentes atividades culturais e exposições, envolvendo não só a memória de nossa instituição, como também as perspectivas de crescimento que permeiam as metas definidas em seus projetos de gestão.

OBJETIVOS:
  • Promover a integração da comunidade acadêmica com a comunidade do entorno do CAP/UERN.
  • Intensificar possibilidades de estudos e pesquisa no contexto local e regional, a partir do estreitamento das relações intra e interinstitucionais.
  • Socializar experiências acadêmico-científicas e suas peculiaridades nos diferentes cursos de graduação do CAP/UERN, bem como os de outras instituições.
·         Discutir projetos de extensão e programas formativos como espaço de atuação de graduandos, visando à ampliação das atividades do CAP/UERN, no atendimento à comunidade interna e externa.

EIXOS TEMÁTICOS:
·         Políticas e Gestão da Educação – Políticas de gestão; planejamento orçamentário; prestação de contas; legislação que regulamenta o uso de recursos financeiro em instituições públicas.
·         Desenvolvimento local e formação profissional – o papel do CAP/UERN no desenvolvimento de Patu e região. A contribuição dos cursos do CAP para a formação profissional que atenda às demandas locais. Estágio e programas formativos na formação profissional. Perfil profissional para atendimento das demandas locais.
·         Qualificação profissional, economia e inclusão social – o CAP e o atendimento ao egresso. Alternativas de inclusão social para a ampliação da relação CAP/Comunidade. Economia solidária – o que é? Como se faz? Educação inclusiva na formação profissional. A acessibilidade na escola da educação básica.

Entre as atividades desenvolvidas, ao longo da semana, teremos a presença a Administração Superior da UERN, com a presença do Magnífico Reitor e sua equipe, através do Projeto Reitoria Itinerante, no dia 22 de maio, com o objetivo de ouvir a comunidade acadêmica e conhecer de perto as suas demandas e reivindicações.
Espera-se, a partir dessa proposição, despertar a comunidade universitária do CAP/UERN para a importância desse tipo de evento, o qual oportuniza o exercício da prática científica aos estudantes, ao mesmo tempo em que aproxima a universidade da sociedade, no seu entorno.

Convidamos, então, todas e todos, professoras e alunas, alunos e professores a participarem desse importante momento de nossa vida acadêmica, o qual tem como objetivo maior o crescimento acadêmico e intelectual de seus participantes. 
fonte: A Folha Patuense

Nenhum comentário:

Postar um comentário