Pages

sexta-feira, 28 de março de 2014

Mesmo com chuvas, 150 municípios do RN estão 'muito secos'

Moradores de Equador, RN, precisam enfrentar filas para conseguir água (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Apesar do registro de chuvas em parte das cidades potiguares nos últimos dias, 150 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte ainda estão em situação 'muito seca' no acumulado dos três primeiros meses de 2014. O resultado está na Análise de Chuvas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn). O relatório mostra outras duas cidades com quadro de 'seca' e mais 15 constam como 'sem informação'. Na última terça-feira (25) a governadora Rosalba Ciarlini renovou a situação de emergência em 95% das cidades potiguares por causa da seca.
As chuvas de março abastecerem barragens, açudes e lagoas, conforme mostra o sistema de informações da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Entretanto, a coordenadora de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Joana D'arc Freire de Medeiros, conta que a situação não foi revertida. "Choveu pouco e ainda não deu para reverter. Houve certa melhora, mas muita pouca", diz.
Localizada em Assu, na região Oeste, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior do estado, chegou ao menor nível de sua história em fereveiro deste ano, quando ficou com apenas 33% de sua capacidade, o que corresponde a 835.400.000 metros cúbicos. O reservatório é responsável pelo abastecimento de 34 cidades da região e tem capacidade de 2,4 bilhões de metros cúbicos. Atualmente a barragem está com 34,62% da capacidade.
Análise das chuvas acumuladas mostra cidades 'muito secas' (Foto: Emparn/Reprodução)

























fonte: G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário