Pages

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Conab muda forma de atendimento e agricultores da cidade devem agendar recebimento de milho

transporte_de_milho_na_conabO armazém da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Mossoró adotou uma nova forma de atendimento aos seus usuários devido ao aumento da demanda nos últimos meses. Agora, para receber o milho utilizado para alimentação de seu rebanho, o agricultor cadastrado terá que fazer parte de um agendamento, como explica o gerente local da Comanhia, Kerginaldo Costa.
"Antes da estiagem, atendíamos em média 120 pessoas por mês, e agora esse número aumentou para cerca de 350 atendimentos diários. Até ontem (quarta-feira) estávamos distribuindo o milho por ordem de chegada, mas resolvemos dar início a uma nova experiência, que é o agendamento, e hoje (ontem) isso funcionou muito bem. Cerca de 100 pessoas, que haviam agendado, receberam o grão", destaca.
Antes do processo de agendamento ser adotado, alguns agricultores enfrentaram dificuldades na hora de receber o milho. É o caso de João Vieira, que durante a semana foi à Conab, mas não conseguiu ser contemplado com o grão.
"Eu ligava, eles diziam que não tinha milho, aí quando chego lá vejo que algumas pessoas receberam, e quando chega a minha vez dizem que o grão acabou. Esse abastecimento está muito desorganizado, é preciso que seja explicado quais são os critérios, porque uns são beneficiados e outros não", diz João Vieira, que é criador de ovelhas.
Segundo Kerginaldo Costa, mesmo com um fluxo maior de agricultores, a procura de milho na Conab não é a principal dificuldade enfrentada pela Companhia em Mossoró. O gerente diz que não está faltando o produto, mas sim veículos que transportem o grão até a cidade.
"Nosso milho vem do estado do Mato Grosso, e lá esse período é de safra, e os caminhoneiros preferem ficar naquele local. A empresa que venceu a licitação para realizar esse transporte não possui em sua frota um grande número de veículos, mas está buscando no mercado resolver essa situação. Então nosso problema é de lojística, não de falta do produto", enfatiza Kerginaldo da Costa.
De acordo com o gerente, na próxima segunda-feira será distribuída uma nova quantidade de milho entre os agricultores, previamente agendados. "Já fizemos o levantamento e o agendamento dessas pessoas que irão receber o milho na segunda-feira, e também já estamos fechando o contrato de mais cinco mil toneladas do grão, que serão entregue as pessoas cadastradas assim que o produto chegar em Mossoró".

Nenhum comentário:

Postar um comentário