Pages

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Operação da PF contra pedofilia na web prende humorista em Fortaleza



A operação da Polícia Federal contra pedofilia realizada nesta quinta-feira (28) em 11 estados e no Distrito Federal prendeu um humorista em Fortaleza. Fontes da PF informam que o detido é o radialista Rodrigo Vieira Emerenciano, conhecido como Mução (veja vídeo ao lado). No total, 18 pessoas foram presas na operação da Polícia Federal.
Na entrevista coletiva em que detalhou o caso, a Polícia Federal não deu o nome do preso. Mas revelou que ele é suspeito de disponibilizar imagens contendo pornografia infantil. Materiais de informática que estavam com ele, como notebook e tablet, foram apreendidos para perícia.
O radialista comanda um programa de rádio de humor retransmitido no Nordeste há 15 anos. Atualmente, ele é retransmitido em rádios de todo o país e é conhecido por aplicar pegadinhas por telefone.
“Tudo vai ser esclarecido. Ele não tem nenhuma participação. É profissional reconhecido nacionalmente. A partir das oitivas (depoimentos), a Polícia Federal vai constatar que ele não tem nenhum envolvimento”, afirmou o advogado do radialista, Waldir Xavier.
Rodrigo Emerenciano Vieira foi preso no apartamento em que mora no Bairro Meireles, em Fortaleza. Prestou depoimento na Polícia Federal e continua detido.
 Prisões Além do humorista, outras prisões ocorreram no Rio Grande do Sul (duas em Porto Alegre, uma em Esteio e duas em Santa Maria), Minas Gerais (três prisões), Paraná (uma em Foz do Iguaçu), São Paulo (uma na capital), Rio de Janeiro (duas na capital), e Espírito Santo (uma na Grande Vitória).
A PF começou a monitorar a quadrilha há seis meses através de redes privadas de compartilhamento de arquivos. Os suspeitos atuavam no anomimato. Os arquivos compartilhados pela quadrilha continham cenas de adolescentes até 12 anos, crianças e bebês em contexto de abuso sexual. As fotos não eram vendidas, mas trocadas entre os usuários.
Segundo a Polícia Federal, 97 estrangeiros e 63 brasileiros participariam da rede de pedofilia, trocando material contendo cenas de sexo explícito com crianças e adolescentes. Em todo o Brasil, 49 pessoas foram identificadas.
PeríciaSegundo a PF, o humorista teve a prisão temporária decretada pela Justiça Federal em Pernambuco. "Ele fica preso por 5 dias, prorrogáveis por mais 5, mas acredito que, pela materialidade das provas, [a prisão] pode ser transformada em preventiva", afirma a delegada da PF, Kilma Caminha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário