Propaganda eleitoral pode ser veiculado em rede esse ano
Considerado um dos principais artifícios para
conquistar o voto dos eleitores e alvo de disputa pelos partidos, o programa
eleitoral gratuito transmitido na tevê deve sofrer mudanças este ano.
Como há apenas 512 emissoras para cobrir os
5.565 municípios brasileiros, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estuda mudar a
forma de transmissão, obrigando cada rede a veicular a propaganda de uma cidade.
Caso a modificação seja aprovada, as localidades grandes vizinhas das capitais,
que hoje não sintonizam a propaganda de seus respectivos candidatos, poderão
conhecer as propostas de cada um.
A resolução com as novas regras deve ser votada
pelo TSE até o fim do mês.
Antes disso, um grupo de trabalho comandado
pelo relator da matéria, ministro Arnaldo Versiani, deve se reunir com entidades
do setor de comunicação para coletar sugestões para o novo texto.
Uma das alternativas estudadas pelo TSE prevê
que, se no município principal de determinada região houver mais de uma
emissora, as demais terão que transmitir a propaganda própria dos candidatos a
prefeito e vereador das cidades vizinhas.
Ainda não foi definido, no entanto, o critério
de quais emissoras deverão passar a propaganda para a cidade principal e quais
para as secundárias. Algumas redes, segundo integrantes do TSE, defendem que
aquela que tiver maior audiência transmita para a região principal. Outras
defendem que a escolha seja por sorteio.
Fonte: TSE
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