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terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Beneficiários do Bolsa Família com pagamento bloqueado têm até dia 29 para regularizar cadastro


Os beneficiários do Programa Bolsa Família que não receberam os recursos no 
mês de janeiro por falta de atualização de cadastro têm até o dia 29 para regularizar 
a situação e voltar a sacar o dinheiro. Caso contrário, o pagamento será cancelado. 
Para desbloquear os recursos, os beneficiários, que tinham até o dia 31 de dezembro 
para regularizar a situação, devem procurar as prefeituras. Em todo o país, 729 mil 
famílias tiveram os recursos suspensos provisoriamente por descumprirem esse prazo. 
Somente no Rio de Janeiro, foram 51.070 famílias. De acordo com o Ministério do 
Desenvolvimento Social e Combate à Fome, os moradores de cidades cujas prefeituras 
decretaram situação de emergência por causa da chuva não tiveram bloqueio no pagamento.
A atualização cadastral é feita anualmente para todas as famílias que completam dois anos
 sem alteração ou confirmação em seus cadastros. Trata-se de um mecanismo de 
controle que permite aos gestores identificar mudança de endereço ou de renda, 
localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar e composição 
familiar. A empregada doméstica paraibana Socorro Vieira, que mora no Rio de Janeiro há 
mais de 30 anos, recebe o benefício por três netos e diz que fica atenta aos prazos para 
evitar a suspensão dos pagamentos.
“Recebo R$ 60 para cada um deles e não posso ficar sem isso. Mesmo se tiver 
fila grande para fazer o recadastramento, tem que ter paciência. É um dinheirinho que 
ajuda muito em casa para comprar comida e roupa para eles”, afirmou. O Programa 
Bolsa Família atende 13,3 milhões de famílias brasileiras com renda por pessoa até 
R$ 140 por mês. Os valores do benefício variam de R$ 32 a R$ 306. Para garantir os 
recursos, é preciso manter os filhos na escola, a agenda de saúde em dia e atualizar 
os dados cadastrais pelo menos a cada dois anos. O ministério informou que as famílias 
que não cumprem esse prazo são identificadas e passam a receber avisos nos extratos 
bancários de pagamento. Caso tenham os benefícios bloqueados, recebem nova 
mensagem orientando-as a procurar a gestão municipal.

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