Pages

domingo, 11 de dezembro de 2011

Começa votação para decidir sobre a divisão do Pará

As zonas eleitorais do Pará, abertas desde as 8h (9h no horário de Brasília) deste domingo (11), já recebem eleitores para opinar sobre a divisão do território do estado para a criação de mais duas unidades da federação, Tapajós e Carajás. A votação será até as 17h (horário local).

Na escola Miguel Pernambuco Filho, os primeiros eleitores chegaram por volta das 6h. "Cheguei cedo porque pego no serviço às 7h. Hoje vou chegar atrasado, o rapaz que está lá vai ter que me esperar", afirmou o porteiro Mariano Carneiro, de 51 anos.


O aposentado Manuel Fonseca dos Santos, de 69 anos, afirmou que gosta de chegar cedo. "É meu costume, quando é 4h eu já estou acordado."

O escultor fotográfico Alberto Fares Akel Filho, 55, foi o segundo a votar em sua sala no colégio Augusto Meira, no bairro São Brás. "Eu achei eficiente. Gastei menos de um minuto para votar", disse. Ele afirmou acreditar ser importante o plebiscito. "Tem muitos problemas no nosso estado."

A previsão do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) é divulgar o resultado da consulta popular até 22h de domingo, considerando o horário de Belém (23h no horário de Brasília). Caso a maioria dos eleitores responda não, o trâmite para a divisão do estado se encerra junto com o plebiscito.

Se o resultado for positivo, no entanto, não implicará automaticamente na criação dos estados de Tapajós e Carajás. A consulta terá sido apenas a primeira etapa do processo de desmembramento, que começa com uma avaliação da Assembleia Legislativa do Pará, passará por decisões do Congresso Nacional e culminará com a sanção ou veto da presidente Dilma Rousseff.

Se sancionada, a lei de criação dos novos estados ainda pode vir a ser contestada no Supremo Tribunal Federal (STF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário