Pages

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Política

Tribunal eleitoral acata pedido de registro do PSD

Fim da discussão jurídica sobre a criação do Partido Social Democrático no Rio Grande do Norte. Por unanimidade o Tribunal Regional Eleitoral deferiu o pedido de registro da nova legenda. O relator do processo, juiz Fábio Hollanda, votou pela aprovação e foi seguido pelos demais membros da Corte: desembargador Francisco Saraiva Sobrinho e os juízes Jailsom Leandro, Ricardo Moura, Ricardo Procópio e Marcos Duarte.
júnior santosRelator do processo, Fábio Hollanda votou pela aprovação do registro do Partido Social DemocráticoRelator do processo, Fábio Hollanda votou pela aprovação do registro do Partido Social Democrático

No seu voto, o juiz relator defendeu o pluripartidarismo e a autonomia partidária. Ele afirmou que a legislação brasileira é muito rigorosa para deferir registro de um novo partido. "Entendo que o partido cumpriu todas as exigências previstas pelo TSE", afirmou.

O magistrado observou que as impugnações contra o PSD trouxeram argumentações frágeis. "É legítimo partidos apresentarem pedidos de impugnação em defesa da sociedade e jamais em defesa de interesse próprio do partido", analisou. O relator disse que o PSD, no caso das atas copiadas para todos os Estados, "seguiu uma praxe" entre os partidos. "Não houve indício de ata fraudulenta", ressaltou Fábio Hollanda.

O desembargador Francisco Saraiva Sobrinho também foi favorável ao pedido. "Os subsídios até então existentes (de fraude no processo do PSD) não permitem concluir o vício de falsificação de assinaturas", disse o desembargador, afirmando que a Corregedoria Eleitoral diligenciou sobre as denúncias de supostas falsas assinaturas para o registro do PSD.

No seu voto, o juiz federal Jailsom Leandro observou que não procede a acusação de atas falsas feitas pelo novo partido, já que a legenda usou um modelo de ata, mas há individualização das atas com assinaturas. "O relevante agora é saber se os cartórios deferiram o número exigido de filiados para criação do partido. Os apoiamentos que chegam aqui são de veracidade indiscutível, verificados com funcionários com fé pública", comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário