Pages

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Feliz dia dos Namorados !!!!! a todos os eternos namorados!!!!

Prefeita de Janduís se envolve em acidente com animal na BR-110 entre Mossoró e Upanema

Na noite desta quarta-feira, 11/06, a Prefeita da cidade de Janduís, Ligia Felix, se envolveu em um acidente com animal na BR-110, entre Mossoró e Upanema/RN.

Segundo informações, havia diversos animais soltos na BR e ao tentar desviar de um, acabou colidindo frontalmente contra o animal. Com a colisão, o animal morreu na hora e foi jogado longe. Já o veículo, Triton, teve a frente praticamente destruída.

No veículo vinha a prefeita Ligia Felix, a mãe, uma sobrinha e mais dois passageiros. Por sorte, ninguém teve nenhum ferimento grave, só danos materiais.

Este foi o segundo acidente na mesma noite, causado por animais soltos na BR-110. Graças a Deus, nenhum com vítima fatal.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

TSE alerta sobre e-mails falsos em época de eleições

tre-df falsos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta que, com a proximidade das eleições, hackers costumam enviar e-mails falsos em nome da Justiça Eleitoral.

Com assuntos diversos, como cancelamento de título de eleitor, convocação de mesários e regularização de cadastro, entre outros, os e-mails possuem links que, ao serem acessados, podem conter vírus de computador ou qualquer outro software malicioso.

O TSE informa que não envia e-mails a eleitores. Apenas os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), mediante prévia e específica autorização do convocado, podem se utilizar desse tipo de correspondência para se comunicar com seus mesários.

Portanto, mensagens dessa natureza, em nome do TSE, devem ser apagadas.

FP/LC

Via Blog /via Patu em Foco

10º Homicídio em Umarizal em 2014: Agricultor é morto covardemente na zona rural


No início da noite de hoje(10), por volta das 18:00 horas, a pessoa conhecida até o momento somente por Alberto, foi assassinado com vários tiros supostamente de revolveres, quando dormia em uma rede dentro de uma casa no sítio baixio, a 12 quilômetros do centro de Umarizal. 
Segundo informações preliminares, há alguns dias elementos assaltaram a residência de Alberto no referido sítio e roubaram uma espingarda bate-bucha (soca), e que depois disso Alberto quando ingeria bebidas alcoólicas, deve ter falado alguma coisa que não agradou ao meliantes, e hoje esses elementos acabaram com sua vida.
Mais informações em instantes..
fonte: Umarizal News 

Governadora Rosalba Ciarlini sanciona Lei de Promoção de Praças


Atualmente, um PM ou bombeiro passa 30 anos sem promoção, mas isso será mudado com a nova lei.

Já imaginou trabalhar 30 anos sem ser promovido? Essa é a atual realidade dos praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros que se aposentam sem ascensão na carreira. Mas essa situação preocupante está prestes a ser revertida, com a Lei que regulamenta a progressão de carreira da categoria, sancionada na tarde desta segunda-feira (09) pelo Executivo Estadual.
Após mais de três décadas sem acesso às promoções, a Lei Complementar altera o Decreto de nº 7.070, de 7 de fevereiro de 1977 e estabelece os critérios e as condições que asseguram às Praças da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (PMRN) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) o acesso e a evolução na hierarquia militar, mediante promoção de forma seletiva (antiguidade, merecimento, post mortem, bravura e ressarcimento de preterição), gradual e sucessiva.
O presidente da Associação de Cabos e Soldados da PM do Rio Grande do Norte (ACS-PM/RN), Roberto Campos, explica que os policiais e bombeiros militares são personagens de um fato marcante na história da segurança pública do Estado. “Gostaria de parabenizar toda a categoria por essa vitória, que só foi conquistada graças à união, esforço e empenho de todos, pela valorização profissional através dessa Lei”, ressalta Campos.
Ainda segundo o presidente da ACS, a partir da sanção dessa Lei, o efetivo pode continuar dando o melhor de si, agora, com a garantia de que seu trabalho será reconhecido. “Muitos PMs e BMs se aposentam após anos de trabalho duro sem nenhum avanço na carreira, com a Lei, a categoria estará cada vez mais motivada em saber que seu trabalho será reconhecido”, diz.
*Fonte: Assessoria / ACS-PM

Justiça determina que Governo convoque concursados da saúde


O Juiz de Direito Cícero Martins de Macedo Filho, da 4ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, determinou que o Governo do Estado nomeie, convoque e dê posse aos candidatos aprovados em concurso público realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap).
O Magistrado deferiu pedido do Ministério Público Estadual em ação civil pública ajuizada com o objetivo de reduzir deficit de recursos humanos em várias unidades hospitalares do Estado.
Realizado em 2010, o concurso em vigor tem um cadastro de reserva de 737 candidatos. O Juiz determinou que o Governo do Estado nomeie de imediato, obedecendo a ordem de classificação, o seguinte quantitativo de profissionais: 26 Médicos Clínicos Gerais; seis Médicos Pneumologistas; dois Médicos Ultrassonografistas; quatro Médicos Urologistas; 174 Enfermeiros; 22 Farmacêuticos Bioquímicos; 471 Técnicos de Enfermagem e 32 Técnicos em Radiologia.
Na ação civil pública, o MP ressalta que vem atuando desde o ano de 2006 junto ao Governo do Estado buscando encontrar uma solução para o grave deficit de recursos humanos na área de saúde pública.
Do Blog Panorama Político

Henrique Alves defende aliança nacional com o PT e pede fim do radicalismo petista no RN

Foto: Luiz Melo
Foto: Luiz Macedo 
A convenção nacional do PMDB aconteceu na manhã desta terça (10), no Senado, em Brasília. Na ocasião, o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, defendeu a manutenção da presença do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), na chapa que buscará a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), e que se esqueça o radicalismo nos estados onde o partido tem divergências de candidaturas com o PT, como acontece com ele no RN
Afirmou:  “Mesmo divergindo do PT no meu estado, eu sei separar as coisas”.
Dos nove delegados do RN, apenas a senadora Ivonete Dantas não compareceu à convenção do PMDB, sob a justificativa de licença médica. Dos potiguares, além de Henrique Alves, votaram o ministro Garibaldi Filho (Previdência Social), deputados estaduais Gustavo Fernandes, Hermano Morais e Walter Alves; o ex-deputado Elias Fernandes, José Maria Melo e Gleire Belchior.
Fonte: Blog Abelhinha.com/Via Comunicador Efetivo

Professores da Ufersa descartam greve para o mês de junho

José Torres Filho - ADUFERSA - EN (3)
A possibilidade de greve por parte dos professores da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) para este mês de junho foi descartada. Embora houvesse uma predisposição dos docentes, a categoria optou por seguir o que foi decidido em assembleia nacional, que considerou o momento inviável para uma paralisação.
Segundo o presidente da Associação dos Docentes da Ufersa (ADUFERSA), o professor José Torres Filho, na quinta-feira passada, 5, os educadores da instituição, reunião, se mostraram dispostos a iniciar uma paralisação no próximo dia 12.
O posicionamento foi levado para a reunião do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), realizada no sábado, 7, em Brasília. Das 38 seções sindicais presentes, no entanto, 26 se posicionaram contrárias à greve neste momento, nove foram favoráveis a uma paralisação no mês de junho e três se abstiveram da decisão.
Os detalhes da reunião realizada em Brasília serão repassados à categoria local por um professor da Ufersa que participou da assembleia do Andes-SN, amanhã, 11. Porém, mesmo sendo favoráveis ao movimento paredista, os professores da Ufersa seguirão a decisão nacional.
De acordo com José Torres Filho, as insatisfações que levaram a categoria a cogitar a greve estão relacionadas à questão salarial, pois, apesar de haver um reajuste de 5%, o percentual é inferior à inflação, o que ocasiona perda do poder aquisitivo. Outro ponto diz respeito à carreira, uma vez que as propostas dos docentes diferem das do Governo.
A categoria reivindica ainda autonomia que, de acordo com José Torres Filho, na prática não ocorre, embora seja um direito da instituição, e condições de trabalho, que possibilitem o ensino, pesquisa e extensão.
A última greve realizada por professores da Ufersa aconteceu no ano de 2012. Segundo José Torres Filho, a paralisação se estendeu de maio a setembro e todas as instituições, com exceção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aderiram ao movimento.

Pesquisa Ibope mostra Dilma com 38%; Aécio registra 22%, e Campos tem 13%

A presidente Dilma Rousseff, pré-candidata à reeleição pelo PT, aparece na liderança da corrida pelo Planalto em uma pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (10).
No levantamento, contratado pela Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), Dilma tem 38% das intenções de voto, contra 22% de Aécio Neves (PSDB) e 13% de Eduardo Campos (PSB).
O cenário utilizado na pesquisa mostra ainda que Pastor Everaldo (PSC) tem 3%. Outros três candidatos --José Maria (PSTU), Magno Malta (PR) e Eduardo Jorge (PV)-- registraram 1% cada um.
Brancos e nulos chegam a 13%, e os indecisos somam 7%. A pesquisa ouviu 2.002 eleitores entre os dias 4 e 7 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
A colunista Mônica Bergamo, da Folha, informou que a Uvesp é uma entidade próxima do PSB, partido do pré-candidato Eduardo Campos.

Levantamento não pode ser comparado com pesquisas anteriores

Este levantamento é o primeiro contratado pela Uvesp e utiliza um cenário que não foi reproduzido em outras pesquisas Ibope divulgadas para esta disputa eleitoral.
Em razão dessas particularidades, não é possível comparar o resultado desta pesquisa com levantamentos publicados anteriormente.

Pesquisas anteriores

Levantamento do Datafolha publicado na última sexta-feira (6) mostrou Dilma com 34% das intenções de voto, contra 19% de Aécio e 7% de Campos.
Em 22 de maio, o Ibope divulgou uma pesquisa em que a pré-candidata petista registrou 40%, contra 20% do tucano e 11% do pessebista.
Do site  Uol com Reuters, Folha de S.Paulo e Estadão Conteúdo

Fisco paga R$ 1,9 bilhão no 1º lote do IR 2014; consulta abre nesta quarta

 
A Secretaria da Receita Federal informou que abrirá nesta quarta-feira (11), a partir das 9h, as consultas ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2014, além de lotes residuais de anos anteriores (para quem caiu na malha fina).
Assim que abertas, as consultas poderão ser feitas no site da Receita, em:
http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/index.asp
Também poderão ser feitas pelo telefone 146 (opção 3) ou via aplicativo para dispositivos móveis (smartphones e tablets).
Os valores das restituições serão pagos em 16 de junho e terão a correção de 1,87%.
Valores e número de contribuintes

Segundo o Fisco, o primeiro lote do IR 2014 pagará R$ 1,95 bilhão em restituições, valor que é bem menor do que o liberado no primeiro lote do IR do ano passado (R$ 2,71 bilhões).
Considerando os valores dos lotes residuais de anos anteriores, as restituições sobem para R$ 2 bilhões no lote deste mês, englobando 1,36 milhão de contribuintes, dos quais 1,27 milhão de idosos (que têm prioridade no recebimento) e 85.487 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
De acordo com as regras, após os contribuintes idosos e com deficiência física, mental, ou moléstia grave, as restituições são pagas pela ordem de entrega da declaração do Imposto de Renda, desde que o documento tenha sido enviado sem erros ou omissões.
Geralmente, são sete lotes do IR em todos os anos, entre junho e dezembro. Em 2014, o Fisco recebeu 26,8 milhões de declarações do Imposto de Renda até 30 de abril, o prazo legal.
Contribuinte pode saber se caiu na malha fina
A Receita Federal lembra que os contribuintes que entregaram o IR 2014, ano-base 2013, e caíram na malha fina já podem corrigir eventuais pendências ou inconsistências em sua declaração.
Para conferir a situação da declaração e resolver possíveis problemas, os contribuintes devem entrar no site da Receita Federal e buscar pelo e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) do órgão. O sistema exige o uso de um código de acesso gerado na própria página da Receita, ou um certificado digital emitido por autoridade habilitada. Veja o passo a passo do extrato do IR.
O acesso ao extrato também permite conferir se as quotas do IR estão sendo quitadas corretamente, além de identificar e parcelar eventuais débitos em atraso, entre outros serviços.
Caso as declarações tenham problemas, elas entram na malha fina do órgão, ou seja, ficam retidas, e não aparecem nos lotes de restituição até que tudo seja resolvido.
Veja o calendário de pagamentos das restituições do IR 2014:
- 1° lote, em 16 de junho de 2014
- 2° lote, em 15 de julho de 2014
- 3° lote, em 15 de agosto de 2014
- 4° lote, em 15 de setembro de 2014
- 5° lote, em 15 de outubro de 2014
- 6° lote, em 17 de novembro de 2014
- 7° lote, em 15 de dezembro de 2014
Fonte: G1

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Municípios que não enviaram dados ao Siops terão repasses suspensos, Consulte a lista!

Municipais que não homologaram os gastos em Saúde no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops), referentes ao ano de 2013, terão repasses suspensos a partir do dia 10 de junho deste ano. A medida atingirá 245 Municípios brasileiros.
O prazo para envio dos dados ao Siops encerrou no último dia 30 de maio. E, conforme disposto no § 1º do art. 26 da Lei Complementar nº 141/2012, as transferências constitucionais da União podem ser condicionadas ou suspensas por não cumprimento da aplicação dos percentuais mínimos de recursos em Saúde. Também quando ocorre ausência de homologação das informações no Siops.
Assim, os Municípios que ainda não enviaram os dados deixarão de receber recursos como o Fundo de Participação dos Municípios, dentre outros.
Mudanças no repasse
O repasse será condicionado para outros 24 Municípios que, pela norma, não teriam aplicado o mínimo constitucional de 15%. Da relação constam ainda 12 estados: Amazonas, Roraima, Tocantins, Piauí, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Entretanto, a situação se torna ainda mais grave quando se trata da suspensão dos recursos. Aproximadamente 90% dos estados brasileiros serão afetados, chegando a impactar 245 Municípios brasileiros.

Consulte aqui se o seu Município está incluso na lista de suspensão

Consulte aqui se o seu Município terá repasse condicionado

Fonte: Mural de Riacho da Cruz

DO BLOG SERTÃO CABOCLO


SERIA O TÍTULO MAIOR

 



Campeão de futebol
Brasil foi cinco vezes
Tem na copa bons fregueses
Na alta competição
Mas só é país que avança
Se crescer em segurança
Saúde e educação.

Desta vez a copa em casa
Vai ser bem menos complexa
Para a conquista do hexa
Terá mais motivação
Mas seu ranking não avança
Sem crescer em segurança
Saúde e educação.

Ganhar a copa, ser hexa
Essa conquista é brilhante
Portanto, mais importante
Era se nossa nação
Conquistasse a liderança
Com destaque em segurança
Saúde e educação.

O título seria inédito
A vitória era melhor
O mérito era maior
Para a classificação
Duma pátria calma e mansa
Campeã em segurança
Saúde e educação.

Autor: Zé Bezerra

MP pede indenização para moradores por água de má qualidade no RN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte ajuizou ação civil contra a Companhia de Águas e Esgotos (Caern), o Estado e o Município de Pau dos Ferros. O MP pede indenização por dano moral coletivo pela água de má qualidade fornecida para a população do município durante dois anos.

De acordo com o órgão ministerial, os réus também não tomaram providências administrativas e gerenciais prévias e eficientes para evitar o problema que ainda ocorre. A água consumida na cidade tem mau cheiro e coloração escura, segundo o MP.
No período, mesmo com a má qualidade da água, os cidadãos não tiveram qualquer suspensão tarifária nas contas de água emitidas pela Caern. A companhia chegou a reajustar as tarifas no início de 2014.
Na ação, o MP Estadual pede que a Justiça condene os réus ao pagamento de indenização no valor de R$ 25 mil. O MP afirma que a água distribuída pela Caern a partir da Barragem de Pau dos Ferros não apresenta a qualidade esperada, uma vez que deveria ser incolor, inodora, insípida e livre de agentes patogênicos não só no momento da entrega nas casas, mas também durante o período estimado de consumo.
Histórico
Desde junho de 2012 que a 1ª Promotoria de Justiça investiga o problema na qualidade da água distribuída em Pau dos Ferros e busca solucioná-lo. Chegou-se à conclusão, através de informações obtidas, de que as etapas de tratamento da água estariam sendo insuficientes para tratar ou eliminar a quantidade de materiais orgânicos e inorgânicos presentes na Barragem de Pau dos Ferros.
Do G1-RN 
/ Via Blog Umarizal em Fotos/via Patu em Foco

IMAGENS DO CORTEJO DE ABERTURA DO 6º ARRAIÁ PATU DANÇÁ

Fotos: Rubinaldo Maia