Pages

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Enem tem mais de 1,6 milhão de inscritos, diz ministro da Educação


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou que o Exame Nacional do Ensino Médio alcançou mais de 1,6 milhão de inscritos até as 16h desta quarta-feira (31). O prazo de inscrição começou na última segunda (28) vai até o dia 15 de junho.
De acordo com Mercadante, o Sudeste lidera o volume de inscrições (598 mil), seguido pelo Nordeste (529 mil inscritos), o Sul (186 mil inscritos), Centro Oeste (143 mil) e Norte (139 mil).
O estado com maior quantidade de inscrições até o momento é São Paulo (260 mil), seguido por Minas Gerais (165 mil) e o Rio de Janeiro (142 mil). Os estados com menor volume de inscritos são Amapá, com 4,6 mil registros, e Roraima (4.5 mil).
Segundo Mercadante, dos estudantes que se inscreveram no exame até o momento, 704 mil são de baixa renda, 290 mil estudam em escolas públicas e 100 mil estudam em escolas privadas.
A expectativa do MEC é de que 6 milhões de pessoas façam o Enem em novembro, já descontada a taxa de desistência- alunos que se inscrevem, mas não comparecem no dia da prova.
Mercadante disse que, até o momento, não foram identificadas falhas no sistema de inscrição do exame. “Não há nenhuma instabilidade, nenhum problema, nenhum tensionamento nas inscrições”, disse o ministro.
Ele afirmou que o ministério está monitorando as redes sociais, como o microblog Twitter, para verificar comentários sobre dificuldades nas inscrições. "Quando verificamos reclamações, respondemos diretamente ao aluno para tentar encontrar a solução e identificar o problema", disse Mercadante.

Preocupado com a mãe, R10 deixa Fla no passado: 'Só vim agradecer'



Poucas horas depois de obter uma liminar na Justiça do Trabalho rompendo unilateralmente o seu contrato com o Flamengo, Ronaldinho Gaúcho concedeu uma entrevista na qual preferiu deixar os problemas de lado, se concentrando em agradecer ao carinho dos torcedores do clube. Apesar da situação profissional e também pessoal, já que sua mãe se recupera de uma cirurgia, ele não deu sinais de abatimento. Se permitia alguns sorrisos enquanto mexia no computador, mas também não dava muita margem a brincadeiras, como a da advogada Gislaine Nunes, que conduz os procedimentos de rescisão. Ela chegou a pegar um dos muitos pandeiros empilhados na estante do jogador e ensaiou uma batucada, mas ao perceber que o atleta não se animou, logo desistiu.
O ex-camisa 10 do Flamengo foi questionado sobre os diversos problemas que enfrentou neste ano, mas optou por um discurso evasivo, sem se estender em assustos como a relação entre o seu rendimento e o atraso de salários e o motivo de sua decisão de interromper o vínculo com o clube, que por vias normais só estaria encerrado em dezembro de 2014. Também se mostrou contido ao comentar o vídeo gravado por torcedores no Piauí, no qual o vice de futebol do Flamengo, Paulo César Coutinho, fez declarações ofensivas ao jogador e afirmou que ele estava afastado, sendo desmentido pouco depois pelo diretor de futebol, Zinho, que colocou panos quentes e disse que só tomaria alguma decisão depois de conversar com a presidente Patrícia Amorim e com o atleta. Sobre a gravação, Ronaldinho se limitou a dizer:
- Teve muita gente comentando, me ligando, perguntando se eu estava afastado, se não estava... Queriam saber quem estava falando a verdade, quem não estava... Depois eles mesmos acabaram se desmentindo. Deixa ele (Coutinho) falar, não sou eu que tenho de falar isso. Só vim aqui para agradecer o carinho.
Gratidão foi termo repetido insistentemente durante a entrevista, na qual negou ter qualquer tipo de problema de relacionamento com o técnico Joel Santana e os demais companheiros no elenco rubro-negro.
- Nenhum! Respeito enorme pelo Joel. O 'Papai' sempre me tratou muito bem, respeito muito grande, com todos os companheiros uma amizade muito legal, nunca tive problema nenhum com nenhum companheiro.
O craque afirmou que pretende voltar para Porto Alegre e ficar ao lado da mãe, para então pensar com tranquilidade no futuro e assegurou que não tem planos de encerrar a carreira, pretendendo atuar por "mais alguns anos".
- Ainda está longe (o fim da carreira), me imagino jogando mais alguns anos, agora é planejar o futuro com calma, tranquilidade. O pensamento agora é ir a Porto Alegre, ficar com a minha mãe e pouco a pouco ir resolvendo. Ela está bem, se recuperando, não é nada fácil, mas a mulher é muito forte e está dando sinais de que vai se recuperar rápido. Falar de mãe é complicado, ela já está preocupada, se começar a falar fica mais ainda.
A parte dos problemas coube à advogada. Gislaine Nunes não se furtou a afirmar que o vídeo de Coutinho, divulgado na manhã desta quinta-feira, foi decisivo para que o staff do jogador decidisse entrar com a ação. Contudo, ressaltou que já fora contactada na quarta pela manhã.
- Fui contactada ontem durante a manhã, à noite terminamos o processo, mas foi basicamente pelo atraso de salário, pela situação que já vinha se arrastando. A situação já estava insustentável. Promessas feitas e não cumpridas, aquele negócio de vamos honrar os salários, vamos pagar, e isso não acontecia. Então não restou outra alternativa para o atleta e sua assessoria além de entrar na Justiça do Trabalho. São cinco meses de atraso do direito de imagem, que é salário, cinco meses de FGTS, 12 meses de INSS, parte do 13º salário, temos aí várias verbas que seriam direitos do atleta que foram contratadas e não foram honradas pelo clube.
A advogada também citou a ausência de uma resposta formal do Flamengo às notificações feitas no início de abril. Essas notificações, de acordo com o contrato com o jogador, eram essenciais para que, 10 dias depois, sem pagamento, o atleta pudesse impetrar a ação para rescisão unilateral.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Candidata que recebeu um voto deve assumir cargo de vereadora


A manicure Sirlei Brisida, que recebeu apenas um voto nas eleições municipais de 2008, pode ser a mais nova vereadora de Medianeira, no oeste do Paraná. Ela é filiada ao PPS e é suplente do vereador Edir Josimar Moreira (PSDB), conhecido como Nenê, que teve o mandato cassado por infidelidade partidária já que foi eleito pelo PPS. “Eu fiquei surpresa, porque nunca fui atrás de nada”, contou Brisida.
Eu fiquei surpresa, porque nunca fui atrás de nada"
Sirlei Brisida
Conforme notificação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o presidente da Câmara deve convocá-la até quinta-feira (7). O presidente da Câmara, vereador Jean Bogoni (PMDB) afirmou nesta quarta-feira (30) ao G1 que a convocação deve ocorrer até sexta-feira (1º). Segundo ele, o departamento jurídico solicitou informações ao Cartório Eleitoral para saber se a suplente está apta para assumir o cargo.
A manicure, de 44 anos, contou que sempre gostou de política e por isso decidiu se candidatar em 2008, entretanto, descobriu que estava com câncer de mama e desistiu da campanha porque os remédios provocavam fortes efeitos colaterais. “Eu abandonei, não fiz campanha”, lembrou.
Mesmo com um voto Brisida deve assumir o cargo de Nenê porque os outros suplentes Ivonei José Paludo (430 Votos), Abrão de Freitas (357 Votos), Ildo Conrath (341 Votos), Douglas de Almeida (270 Votos), Kleber Gonçalves (180 Votos), Jurema Ferreira França (155 Votos), João Wilmar Hitlesheinn (90 Votos) também mudaram de partido filiando-se ao PSDB. Há ainda Alcides Marques, o Cide, que foi eleito com 762 votos, mas foi impedido de assumir por denúncias de transgressão das normativas eleitorais.

PELC, Programa Esporte e Lazer da Cidade de Patu, promove evento para os Idosos da cidade.


PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE NA TERCEIRA IDADE
TEMA: O esporte e o lazer como fonte de vida saudável para a melhor idade

 

ATIVIDADES: CAMINHADA, ARTES, MÚSICAS E DANÇAS
NESTE DIA 01 DE JUNHO NA AABB DE PATU – RN
APARTIR DAS 6:00h até às 17:00h.
Programação:
6:00h Caminhada na praça do Povo
7:00h Café da manhã
8:00h Boas Vindas
8:30h Momento Esporte e lazer
10:00h Palestra
10:30h Oficina arte  
11:30h Apresentação da Oficina de Música  
12:00h Almoço
13h30h Apresentação Cultural
14:00h Atividade Dançante
15:00h Concursos (dança, desfile, poesia, música etc.)
17:00h Encerramento
       
                                                                         
   

  


ROSALBA SUSPENDEU PAGAMENTO DOS PROFESSORES E SERVIDORES DA UERN


 Promessa dada é promessa cumprida, pelo menos essa ela conseguiu cumprir.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Apesar do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte ter reconhecido o direito de greve dos professores e funcionários da UERN, a governadora Rosalba Ciarlini determinou que os salários do mês de maio dos professores e servidores fossem suspensos.
A decisão de suspender os salários dos servidores da UERN é uma afronta a justiça e a autonomia administrativa da instituição, já que só quem poderia suspender o pagamento era o reitor e jamais o governo.
Em instantes mais informações.



                                            





O Patuense Berguinho, marca presença no XII Congresso Brasileiro de Direito do Estado em Salvador

SALVADOR-BA - Na edição especial em homenagem ao Ministro Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto, Claudemberg Emídio, marcou presença no XII Congresso Brasileiro de Direito do Estado que ocorreu no hotel Pestana em Salvador-BA.

Enriquecendo o seu currículo com foco em Administração Pública, Berguinho encontrou os palestrantes ilustres do evento, com direito a cliques.

"
O evento homenageou o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto, que durante a tarde, encerra o congresso com uma exposição sobre Constitucionalismo Social e Poder Judiciário, ao lado da ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça e corregedora do Conselho Nacional de Justiça, que fala sobre os reflexos da corrupção na realização dos direitos humano", destacou release do Tribunal de Justiça do Estado da Banhia.

Abaixo, vejam fotos (Clique na imagem para ampliar) dos encontros de Claudemberg Emídio com o Presidente do Supremo Tribunal Federa(STF) e com a Corregedora do CNJ (Conselho Nacional de Justiça)


Carlos Ayres Britto (STF) e Eliana Calmon (CNJ) dando coletiva à imprensa.

Eliana Calmon (CNJ) e Claudemberg Emídio no final do evento.

Berguinho em participação ao XII Congresso Brasileiro de Direito do Estado em Salvador

Claudemberg Emídio e Carlos Ayres Britto no XII Congresso Brasileiro de Direito do Estado

terça-feira, 29 de maio de 2012

Prefeitura efetua pagamento dos servidores municipais nesta quarta-feira (30)



A Prefeitura Municipal de Patu, através da Secretaria Municipal de Finanças, efetua na tarde desta quarta-feira (30) o pagamento de todo o funcionalismo público referente ao mês de maio .

Os servidores poderão sacar os seus vencimentos nas agências do Banco do Brasil.

É importante lembrar que a Administração Ação e Reconstrução vem trabalhando para manter as finanças do município em dia. O que beneficia todos os servidores municipais, os fornecedores e consequentemente o comércio em geral.

Fonte: Secom- www.patu.rn.gov.br

Patu: Na mesma pesquisa, Rosalba é reprovada por 70%


Na mesma publicação a jornalista Ana Ruth Dantas divulga pesquisa Consult onde aponta que a governadora Rosalba Ciarlini é desaprovada por 70,71% da população de Patu. Outros 18,57% aprovam a gestão da governadora do Estado.
10,71% dos entrevistados afirmaram “não saberem”.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número 017/2012. Foram realizadas 420 entrevistas, no dia 13 de maio, com uma margem de erro de 4,3% para mais ou para menos.

Governo do Estado autoriza pagamento dos salários dos professores da UERN



O governo do Estado não cortou os salários dos professores da UERN como tinha anunciado a governadora Rosalba Ciarlini, em solenidade na cidade de Pau dos Ferros, na última sexta-feira. Os professores estão em greve desde o dia 2 de maio. De acordo com o advogado da Associação dos Docentes da UERN (Aduern) Lindocastro Nogueira, a única maneira de o governo fazer isso era não repassando os recursos para a Universidade, o que já foi feito. Agora, o pagamento fica por conta da reitoria. “O governo do Estado já fez autorização do pagamento”, ratificou. O reitor da Uern, Milton Marques, confirmou o repasse do dinheiro e disse que nesta quarta-feira o salário dos professores estará liberado.


O advogado acredita que a Justiça vai aprovar a ilegalidade da greve, pedida pelo governo, mas não ficará contra os servidores na briga judicial pelo reajuste. “O Estado vai ter de provar que existe impedimento jurídico ou financeiro para não dar o reajuste, o que não existe”, destacou Lindocastro, afirmando possuir documentos que comprovam a condição financeira do Estado de dar o aumento.

Sobre a reunião de conciliação, o advogado disse que o Estado voltou a alegar problemas com o Limite Prudencial de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Dessa forma, o comando de greve achou por bem manter a paralisação. Uma assembleia deverá ser marcada nestes dias para apresentar o resultado desse encontro.
Do Jornal de Fato via UZL EM FOTOS

Audiência definirá rumos da greve na Uern



Representantes do governo e servidores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - em greve há mais de 20 dias - participam hoje, 29, de uma audiência de conciliação com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). O encontro acontece às 10h, em Natal. Esta é uma tentativa da Justiça de solucionar o impasse entre os segmentos.
A exemplo do que fez no ano passado, o Governo do Estado novamente decidiu pela judicialização do movimento paredista realizado pelos servidores da universidade e, na sexta-feira passada, 25, quando o movimento completou 22 dias, deu entrada em uma ação pedindo a ilegalidade da greve.
No ano passado, quando optou por este caminho, em 29 de agosto, a greve, que foi, até agora, a maior já realizada na universidade, atingia 90 dias. 
"A expectativa é de que se tenha um desfecho que atenda os anseios da categoria", afirma o presidente da Associação dos Docentes da UERN (ADUERN), Flaubert Torquato. Ele acrescenta que as estratégias dos servidores são limitadas e consistem no pedido de sensibilização ao Governo para que avalie a questão e cumpra o acordo. 
Segundo o Assessor Jurídico da Aduern, Lindocastro Nogueira, mesmo não tendo sido notificados oficialmente, os servidores já estão cientes da ação e irão comparecer à audiência de conciliação que será realizada hoje, 29, em Natal.
Ele afirma que a categoria quer um acordo e argumenta que este caminho sempre foi o que os servidores quiseram. Caso esse acordo não seja possível, os servidores vão pedir ao Tribunal que faça o Governo cumprir o acordo. "Os professores estão entrando com processo judicial para fazer o Governo do Estado cumprir o acordo", afirma Lindocastro.
De acordo com o Secretário Chefe de Gabinete Civil, Anselmo de Carvalho, o argumento utilizado para dar entrada na ação foi basicamente o mesmo do ano passado: ele alega que o movimento reivindica reajuste salarial e que o Estado não tem condições financeiras de oferecê-lo por causa da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
"Em relação à judicialização é o que nós já esperávamos: um governo que não tem condições de dialogar com as categorias", afirma Flaubert Torquato. "O perfil do Governo é este, intransigente, autoritário. Então, não causou surpresa", acrescenta. Para ele, houve uma inversão de papéis, pois eram os servidores que deveriam ter acionado a Justiça a fim de pedir que o governo cumprisse o acordo. 
Anselmo de Carvalho insiste que todas as propostas oferecidas pelo Governo no ano passado foram rejeitadas pelos servidores e diz que, com o pedido de ilegalidade do movimento, pede também a retomada imediata das atividades. 
Segundo ele, em 2011 foi apresentada uma proposta de reajuste de 10% para o mês de abril, que foi rejeitada. Em seguida, o Governo entrou na Justiça e, antes que o resultado fosse divulgado, os servidores finalizaram a greve, sem afirmar se aceitavam o acordo. Diante disso, o chefe de gabinete diz que não existe um documento assinado por ambas as partes comprovando a existência de um acordo.
"Na administração pública, não existe o contrato coletivo de trabalho", afirma o Assessor Jurídico da Aduern, Lindocastro Nogueira. Segundo ele, este recurso é utilizado na iniciativa privada. 
Anselmo de Carvalho afirma que, este ano, novamente, o percentual foi oferecido e rejeitado. O chefe de gabinete, no entanto, confirma que a oferta do reajuste sempre esteve condicionada à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). "Sempre é. Isso sempre foi colocado com muita clareza", afirma.
Ainda com relação à existência de um acordo, Lindocastro Nogueira afirma que o Governo do Estado enviou uma proposta, através de ofício assinado pelo próprio Anselmo de Carvalho, quando era secretário de administração do Estado. A Aduern enviou resposta afirmando que acatava a proposta. 
Lindocastro Nogueira se diz surpreso diante do posicionamento do chefe de gabinete da Casa Civil e comenta que o próprio Governo do Estado reconhece a proposta e que, já durante esta greve, enviou novo documento ratificando a proposta. "Muito me estranha, a esta altura do campeonato, o secretário não reconhecer o acordo", diz ele. 
Flaubert Torquato acrescenta que possui documento assinado pelo secretário do Governo e que este ano recebeu documentação de Alber Nóbrega, ratificando a proposta, condicionando o início do pagamento à saída do Limite Prudencial.
A reportagem da GAZETA DO OESTE tentou entrar em contato com o secretário de administração, Alber Nóbrega, mas não obteve êxito. 
Durante as mobilizações que vem realizando, o comando de greve da Uern sempre expõe uma gravação em que um jornalista da cidade questiona a governadora Rosalba Ciarlini sobre o reajuste no mês de abril e, segundo a gravação, ela responde afirmativamente, assegurando que sua palavra é lei. 
"Nós temos vários elementos que dão sustentabilidade a isso", ressalta o presidente da Aduern.
Com relação ao limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, Anselmo de Carvalho alega que desde 2006 a situação é a mesma. Ele diz ainda que a gestão anterior não teve cuidado com o crescimento da folha. 
"Tem que defender os interesses dos alunos. Tem que ter aula", diz Anselmo de Carvalho. 
No que diz respeito aos interesses estudantis, que constam na pauta de reivindicação dos alunos, o chefe de gabinete afirma: "O reitor é quem define como serão aplicados os recursos da universidade". 
O reitor da Uern, Milton Marques de Medeiros, confirma que, em 2011, no momento em que o governo ingressou com uma ação na Justiça, houve uma assembleia que decidiu pelo fim da greve e, por isso, não havia mais razão, por parte da Justiça de decidir sobre a ilegalidade do movimento. 
Com relação às questões estudantis, o reitor afirma: "O que os estudantes solicitaram, a universidade tem procurado atender". 
Marques lembra que, inicialmente, a questão salarial não foi o único ponto para o início da greve. Outros 11 itens se seguiam a este. O reitor admite que esses pontos estão relacionados à administração da universidade. Porém, muitos deles dizem respeito a questões orçamentárias, como era o caso da pauta dos estudantes. 
"Estes orçamentos estão para ser colocados no próximo ano, que este ano não deu para colocar", afirma o reitor. Entre os pontos de reivindicação dos alunos estão: construção de restaurante universitário e de residências universitárias. "Este orçamento depende do Estado", diz Milton Marques. 
"O Governo mais uma vez trata os estudantes como massa de manobra", afirma o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Saulo Spinelly. 
Saulo informa que a pauta de reivindicação dos alunos foi entregue ao Governo do Estado, que encaminhou o documento à secretária de Educação, para que fosse realizada uma reunião com os discentes. Até agora, no entanto, a categoria estudantil não teve essa oportunidade. 
Saulo Spinelly comenta que o cumprimento de parte dessas pautas compete à administração da Uern, mas a outra parte depende da liberação de orçamento por parte do Governo do Estado para ser executada. Até porque a Uern possui um orçamento limitado e, às vezes, surgem despesas que não estavam previstas. 
O presidente do DCE alega que os estudantes são os mais prejudicados com a greve e que querem o retorno das aulas, mas com servidores bem remunerados e em uma universidade sem sucateamento, para que possam ter educação de qualidade. 

MANIFESTAÇÃO - A Assessoria de Comunicação da Aduern informa que hoje, 29, os servidores públicos do estado vão fazer uma manifestação em Natal para protestar contra o Projeto de Lei de Privatização e Terceirização dos Serviços Públicos, que deverá ser votado neste mesmo dia pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. A concentração dos servidores vai ser em frente à Secretaria Estadual de Saúde (SESAP), às 9h30, de onde partirão em caminhada pelas ruas do Centro de Natal até a AL. Participam do ato: Aduern, Sintauern, Sinai, Sinte, Sindsaúde, Sinmed, Sintern, Sindfern e Soern.
Ainda hoje, às 14h, o comando de greve irá se reunir com os professores do Campus de Natal para repassar informações sobre a greve. O encontro será realizado na sede do Campus, em Neópolis.
Estudantes da Uern também estarão em Natal para participar do ato público e acompanhar a audiência, segundo informou o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Saulo Spinelly. 

Quatro de uma mesma família morrem e três ficam feridos em acidente


Um acidente grave ocorrido no final da manhã de domingo, 27, na BR-304, deixou quatro pessoas mortas e três feridos, sendo três de uma mesma família, incluindo uma criança de apenas nove meses. Uma colisão envolvendo três veículos, sendo um Logan de cor vermelha e placa MZK-8984-Natal-RN, uma Pajero de cor branca e placa KIJ-9855 e um Monza de cor azul e placa HVA - 4958 - Ipanguaçu-RN. 
De acordo com informações colhidas no local pelos patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro tipo Logan conduzido por Deivison Soares da Silva Nobre, 24, fez uma ultrapassagem proibida e colidiu na traseira do Monza conduzido por Francisco Mariano Ferreira, e depois bateu de frente com a Pajero conduzida por Cleilton Fernandes de Farias, 43, morador do Sítio Linda Flor, Zona Rural de Assu. 
No acidente, morreram quatro dos cinco ocupantes do táxi Logan: Deivison Soares da Silva, 24; Maria Betânia Faustino, 41; Marina Rilary Faustino da Silva, 18, e Nicolas Kelviny da Silva Pereira, 9 meses. Betânia era mãe de Marina e avó de Nicolas. Eles seguiam de Mossoró para Natal, onde teriam uma consulta médica na manhã de ontem, 28. Eles residiam na Rua Frei Miguelinho, 1190, bairro Nova Betânia, em Mossoró.
As três pessoas que ficaram feridas no acidente foram socorridas para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró: Cleiton Fernandes de Farias (motorista da Pajero), que sofreu fraturas no braço e em uma perna, Francisco Mariano Ferreira, (motorista do Monza), com escoriações pelo corpo e Carla Priscila Fernandes da Silva, que também trafegava no táxi Logan. 

SEPULTAMENTO
Em clima de muita tristeza e dor, aconteceu ontem, 28, o velório de Betânia, Marina e Nicolas. Pela manhã, os corpos ficaram na residência da família na Rua Frei Miguelinho, 1190, e por volta das 11h, os corpos foram transferidos para a capela de São Paulo, no bairro Nova Betânia, onde Betânia trabalhava como sacristã.
Um dos momentos de maior comoção aconteceu no cemitério Novo Tempo, quando os corpos foram sepultados. As outras três filhas de Betânia participaram do funeral sob clima de muita emoção, choros, desespero e tristeza na despedida da mãe, irmã e sobrinho. A filha mais velha de Betânia chegou a passar mal e teve que ser socorrida e levada para o hospital. O sepultamento aconteceu às 16h30.

'Meu sentimento é de indignação', afirma Lula em nota


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na noite desta segunda, por meio de nota divulgada pelo Instituto Lula, que é "inverídica" a versão da revista "Veja" sobre o teor da conversa que manteve no último dia 26 de abril com o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, em encontro no escritório do ex-ministro Nelson Jobim, em Brasília.
G1 procurou a empresa responsável pela assessoria de imprensa da Editora Abril, que edita a revista. Mas foi informado que a empresa não responde pela área editorial da Abril. Na direção de redação da revista, uma secretária informou que não havia ninguém que pudesse falar sobre o assunto.
Na edição deste final de semana, reportagem da revista afirmou que, durante o encontro, Lula teria sugerido a Mendes para ajudar a adiar o julgamento do mensalão em troca de “proteção” nas investigações da CPI do Cachoeira, que, segundo "Veja", ele disse controlar. Na conversa com o ministro, Lula teria mencionado "a viagem a Berlim", em referência a encontro de Mendes com o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) na Alemanha, em viagem supostamente financiada pelo bicheiro Carlinhos Cachoeira. O ministro nega - ele disse que viajou com recursos próprios.
“Meu sentimento é de indignação”, afirmou Lula na nota, a respeito da reportagem. Segundo o ex-presidente, o encontro com Gilmar Mendes ocorreu, mas á versão do teor da conversa reproduzida pela revista é "inverídica", segundo o ex-presidente.
“O procurador Antonio Fernando de Souza apresentou a denúncia do chamado Mensalão ao STF e depois disso foi reconduzido ao cargo. Eu indiquei oito ministros do Supremo e nenhum deles pode registrar qualquer pressão ou injunção minha em favor de quem quer que seja”, afirmou Lula na nota.
De acordo com a assessoria do Instituto Lula, "a autonomia e independência do Judiciário e do Ministério Público sempre foram rigorosamente respeitadas nos seus dois mandatos. O comportamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o mesmo, agora que não ocupa nenhum cargo público".

Pais impedem filhos de irem a Escola Estadual Jerônimo Rosado em Gov. Dix-sept Rosado com medo de desabamento



Com mais de 73 anos de existência a Escola Estadual Jerônimo Rosado em Gov. Dix-sept Rosado é o retrato do descaso e abandono que vem sofrendo a educação do Rio Grande do Norte nos últimos anos.

A escola que já serviu como espaço para educação de muitas pessoas na cidade, hoje está sucateada, diversas salas abandonadas, vários setores desativados, o teto comprometido e toda sua estrutura.

Basta chegar ao prédio onde funciona a escola para comprovar a situação de abandono. Uma representante do Conselho de Educação na cidade manteve contato com a equipe de reportagem do Correio da Tarde e afirmou que salas de aulas com portas todas deterioradas, paredes sujas, sem revestimento e parece que caminha para o caos, para o fechamento total da escola. "Para piorar a situação nessa segunda-feira os pais dos poucos mais de 100 alunos que ainda estão matriculados na escola decidiram que os filhos só retornam a escola quando for feita uma vistoria que possa assegurar que não existe risco de desabamento, já que o cupim vem destruindo toda a parte de madeira e o teto corre risco de desabar", disse Antonia Anízia de Medeiros.

Ela disse que já foram solicitadas providencias junto a Diretoria Regional de Educação (Dired), e também a presença do Corpo de Bombeiros para realizar uma vistoria, mas não obteve resposta. "Somente depois que informamos que os pais de alunos decidiram não enviar seus filhos a escola, foi que a Dired marcou uma reunião para hoje, com representantes de pais de alunos, professores e autoridades locais. Mas a proposta da Dired será de transferir os alunos para outras unidades, o que nós não queremos. Se os alunos forem transferidos certamente a reforma da escola jamais será feita e nos vamos perder esse importante patrimônio", acrescenta.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Comissão propõe descriminalização das drogas para uso pessoal


A comissão de juristas constituída para elaborar o anteprojeto do novo Código Penal aprovou nesta segunda-feira (28) a descriminalização de drogas ilícitas para uso pessoal e a criação do crime de bullying, que no texto ficou classificado como "intimidação vexatória".
O anteprojeto do Código Penal deve ser entregue até o final de junho ao Congresso e depois será votado no Senado e na Câmara dos Deputados.
No caso das drogas, o texto aprovado diz que a substância para uso pessoal será assim classificada quando a quantidade apreendida for suficiente para o consumo médio individual por cinco dias, conforme definido pela autoridade administrativa de saúde.
Já o bullying, de acordo com o texto, será configurado quando houver intimidação, constrangimento, ameaça, assédio sexual, ofensa, castigo, agressão ou segregação a criança ou adolescente. A pena é de prisão  de um a quatro anos e multa.
Drogas
De acordo com o relator da comissão, Luiz Carlos Gonçalves, a quantidade de droga tolerada para uso pessoal será definida de acordo com o tipo da substância. Quanto maior o poder destrutivo da droga, menor a quantidade diária a ser consumida.
“A redação diz que depende do fato concreto, se a pessoa for surpreendida no ato da venda não há dúvida, é tráfico. Cada droga terá a sua realidade e discutiremos se haverá definição de drogas de maior potencial lesivo”, explicou.
Na proposta  dos juristas, o tráfico de drogas pode ter pena de cinco a dez anos e multa. Segundo o texto, vai incorrer em crime de tráfico aquele que “importa, exporta, remete, produz, fabrica, adquire, vende, expõe à venda, oferece, tem em depósito, transporta, traz consigo ou guarda, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, matéria, insumo ou produto químico destinado à preparação de drogas”.
As pessoas que semeiam, cultivam ou fazem a colheita, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, de plantas que sirvam para matéria-prima para a preparação de drogas também poderão responder por tráfico de drogas.
Haverá descriminalização quando o agente “adquire, guarda, tem em depósito, transporta ou traz consigo drogas para consumo pessoal; semeia, cultiva ou colhe plantas destinadas à preparação de drogas para consumo pessoal”, segundo o texto aprovado.
Para determinar se a droga realmente destinava-se a consumo pessoal, o juiz deverá saber a natureza e a quantidade da substância apreendida, a conduta do infrator, o local e as condições em que ocorreu a apreensão, assim como as circunstâncias sociais e pessoais do consumidor de droga.
Os juristas ainda incluíram um novo artigo ao anteprojeto do Código Penal para criminalizar o uso ostensivo, mesmo que pessoal, de substância entorpecente em locais públicos, nas mediações das escolas ou outros locais de concentração de crianças ou adolescentes ou na presença deles.
Para esse crime, a pena será de “advertência sobre os efeitos das drogas, prestação de serviços à comunidade e/ou medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo”, de acordo com o texto do anteprojeto.
O relator da comissão explicou que a comissão tinha dúvidas sobre a lei atual em vigor que fala sobre drogas.
“Havia uma dúvida até na doutrina, se o uso ou porte da substância entorpecente era criminoso ou não. A comissão deu um passo e descriminalizou o porte para uso, mas com uma exceção importante: se esse uso for ostensivo diante de uma escola, um local de concentração de crianças e adolescentes será crime”, explicou Gonçalves.
De acordo com o texto, o uso compartilhado de droga vai ser penalizado. A pena pode ser de seis meses a um ano de prisão e multa. Já aquele que induzir, instigar ou auxiliar alguém ao uso indevido da droga poderá ter pena de seis meses a dois anos de prisão.
BullyingOs juristas incluíram ao anteprojeto do Código Penal a criminalização do Bullying, com o título de intimidação vexatória. Responderá por este crime aquele que “intimidar, constranger, ameaçar, assediar sexualmente, ofender, castigar, agredir, segregar a criança ou o adolescente, de forma intencional e reiterada, direta ou indiretamente, por qualquer meio, valendo-se de pretensa situação de superioridade, causando sofrimento físico, psicológico ou dano patrimonial”. A pena para este crime, sugerida pela comissão, é de prisão de um a quatro anos e multa.
Também foi incluído ao código artigo que fala sobre a perseguição obsessiva. Para os juristas, o ato de perseguir alguém de forma repetida reiterada ou continuada, ameaçando a integridade física ou psicológica da pessoa, restringindo a capacidade de locomoção ou de qualquer forma invadindo ou perturbando a sua esfera de liberdade ou privacidade pode causar prisão de dois a seis meses e multa.
Intervenção médica sem consentimento
Além disso, a comissão alterou o texto que fala sobre intervenção médica ou cirúrgica sem o consentimento do paciente ou representante legal.
Segundo o relator da comissão, a mudança aconteceu por solicitação de grupos religiosos. Com a alteração, o paciente que for maior de idade e capaz poderá manifestar sua vontade de não se submeter ao tratamento médico.
O texto atual diz que a intervenção médica ou cirúrgica, se justificada por iminente perigo de vida, pode acontecer sem o consentimento do paciente ou representante legal.

IMAGENS DA ROMARIA DO TERÇO DOS HOMENS REALIZADA ONTEM (27) AO SANTUÁRIO DO LIMA - PATU - RN


Matéria blog Patu Cidade Turística

E veja mais no blog do Santuário do Lima

SEMINÁRIO DE MARKETING POLÍTICO E ELEITORAL CONFIRMADO.



O SEMINÁRIO DE MARKETING POÍTICO ELEITORAL DE VIÇOSA, SERÁ REALIZADO IMPRETERIVELMENTE DIA 09 DE JUNHO PRÓXIMO.
O LOCAL SERÁ A CÂMRA DE VEREADORES DO MUNICÍPIO.
HORÁRIO: 09:00 ÀS 16:00 HORAS.
PALESTRANTE: SABRINA BARBOSA, GRADUADA EM COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM JORNALISMO E PÓS GRADUAÇÃO EM ASSESSORIA DE IMPRENSA E MARKETING POLÍTICO.

PROGRAMAÇÃO:

PLANEJANDO A CAMPANHA
O candidato/Formando a identidade política/Ferramentas de comunicação/Processo de conquista do eleitor

MARKETING POLÍTICO E ELEITORAL
Conceitos/Propaganda eleitoral e política/Opinião pública/Pesquisa

INTERVALO
Almoço para os participantes

PLANEJAMENTO OPERACIONAL DAS AÇÕES
Comícios/Mobilização de rua/Fidelização do eleitor

DEBATE
Encerramento com amplo debate

ENTREGA DOS CERTIFICADOS

Inscrições para o Enem começam hoje pela internet


sala-de-prova
Brasília - Estudantes interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 poderão se inscrever a partir das 10h de hoje (28).  O prazo termina em 15 de junho e as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro.

No ano passado, o exame recebeu mais de 6 milhões de inscrições. Desde 2009, o Enem ganhou importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. O Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.
A taxa de inscrição permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento, que deverá ser feito até 20 de junho por meio do boleto que será gerado durante a inscrição. Para 2012, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou mudanças nos critérios de correção da redação com o objetivo de tornar o processo mais objetivo e reduzir a margem de erros.
O edital com todos os detalhes do Enem 2012 foi publicado sexta-feira (25) no Diário Oficial da União. No primeiro dia do exame, sábado, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No domingo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.
Fonte: Agência Brasil VIA OMOSSOROENSE

domingo, 27 de maio de 2012

Hoje está acontecendo a Romaria do Terço dos Homens


Programação da IV - Romaria do Terço dos Homens (Domingo 27/05/12)

Mega-Sena acumula e próximo sorteio pode pagar R$ 10 milhões


Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.392 da Mega-Sena, sorteadas neste sábado (26), em Piracicaba (SP).
A Caixa Econômica Federal informou que a estimativa de prêmio para o próximo sorteio, que será realizado no sábado (26), é de R$ 10 milhões.
As dezenas sorteadas foram: 02 - 08 - 12 - 28 - 33 - 43.
A Quina vai premiar 116 apostas com R$ 14.023,20. A Quadra registrou 8.651 apostas certas e cada uma vai levar prêmio de R$ 268,62.

52° HOMICÍDIO EM MOSSORÓ NO ANO DE 2012


Imagem ilustrativa

Violência sem controle!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  O CIOSP de Mossoró registrou na noite deste sábado, 26 de Maio de 2012, um crime de homicídio no Bairro Ouro Negro na Rua Januário Pereira Pimenta.
   A vítima trata-se de uma mulher por nome de Maíra Nifrania Alves, 28 anos, que foi alvejada com cerca de três disparos de arma de fogo no abdômen. Segundo informações, o acusado do crime é um ex-marido de Maíra que teria ido ao Mercadinho Ouro Negro, estabelecimento no qual o atual marido de Maíra é dono, tentar matar o mesmo, mas ele não se encontrava no local. A vítima, porém, conseguiu acalmar o acusado e tentou levar o mesmo mesmo para a casa dele quando no caminho Maíra foi baleada por seu ex-marido.
  Populares ainda tentaram socorrer a vítima para o Hospital Regional Tarcísio Maia, mas a mesma veio a óbito antes de dar entrada no hospital.
    A polícia foi acionada, mas o acusado conseguiu fugir antes da chegada dos PMs.
fonte: Passando na hora.

Bradesco negocia compra do Santander no Brasil

SÃO PAULO — O Bradesco está próximo de fechar a compra das operações do Santander no 


Brasil. O negócio para o banco espanhol, que já se desfez de operações no Chile e na Colômbia, passou a ser imperativo em razão do agravamento da crise bancária na Espanha, que tem exigido novos aportes de capital para fazer frente ao aumento da inadimplência. Procurado pelo GLOBO, o Bradesco não quis comentar a informação, e nenhum representante do Santander foi encontrado. Se confirmada, a operação catapultaria o Bradesco da terceira para a primeira posição no ranking dos maiores bancos de varejo do Brasil, ultrapassando de uma só vez o Itaú Unibanco e o Banco do Brasil (BB).

 
Pelos números de março, Bradesco e Santander, juntos, somariam R$ 1,2 trilhão em ativos e R$ 108,4 bilhões em patrimônio líquido, contra R$ 896,8 bilhões e R$ 72,5 bilhões, respectivamente, do Itaú Unibanco. Já o BB fechou seu balanço no primeiro trimestre com R$ 1 trilhão em ativos (por ora, é a única instituição latino-americana a atingir essa marca) e R$ 60 bilhões de patrimônio líquido.
Negócio ajudaria a capitalizar matriz
A princípio, os controladores do Santander dizem não ter a intenção de deixar completamente suas operações no Brasil, que hoje responde por mais de 30% do resultado global do grupo. A primeira informação que circulou no mercado dava conta do interesse do Santander de abrir mão de uma fatia entre 30% e 40% do seu capital no Brasil. Considerando as estimativas feitas por alguns executivos sobre o valor do banco (entre R$ 100 bilhões e R$ 160 bilhões, neste caso incluindo o ágio pago na aquisição do antigo ABN Amro/Real), a transação poderia chegar a R$ 64 bilhões.
O Banco do Brasil estava entre os principais interessados e vinha negociando com a instituição espanhola. Mas as conversas esbarraram na falta de acordo sobre preço. Não se descarta no mercado a hipótese de o Bradesco, que é apontado até agora como a instituição com mais chances de fechar a negociação, abocanhar o controle total.

 

sábado, 26 de maio de 2012

Confira algumas imagens do dia "D" da Leitura da Esc. Municipal Francisco Francelino de Moura.

Aguardem matéria sobre o dia D da Leitura da Esc. Municipal Francisco Francelino de Moura. 












 Turma do 3º Nível

 Turma do 9º Ano

Sec. de Educação Chemilla Câmara e Socorro Castro, Dir. Luciene Batista  

Turma do 4º Nível

sexta-feira, 25 de maio de 2012

ROSALBA É VAIADA EM PAU DOS FERROS/RN E PROMETE SUSPENDER SALÁRIOS DE GREVISTAS DA UERN



Após vaias, governadora anuncia suspensão de salários dos grevistas da UERN.

Nesta sexta (25), a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), participou da solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para a conclusão do Sistema Adutor do Alto Oeste. Mas a solenidade não foi um "Mar de Rosas" para a gestora potiguar.

Em meio a uma Câmara de vereadores lotada, vários estudantes e professores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), protestaram com faixas pedindo apoio à instituição. E entre a fala das autoridades, principalmente a da governadora, se escutaram vaias e pedidos de apoio a UERN.

Universitários da UERN exibiram faixas em sinal de protesto.

Ao som de várias pessoas que gritavam "UERN na rua, Rosalba a culpa é sua",a chefe do executivo estadual deu um resposta aos protestantes. Ela afirmou que se os alunos querem aula eles vão ter aula, pois na próxima terça-feira seria o pagamento dos professores e não vai ter dinheiro já que eles não trabalharam, ou seja, os salários dos grevistas da UERN deve ser suspenso pelo Governo do Estado segundo a própria governadora.


Por LEYSSON CARLOS

Inscrições para o Enem 2012 serão abertas na segunda-feira


Estudantes interessados deverão se inscrever até 15 de junho. Taxa de inscrição permanece em R$ 35.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro e as inscrições já poderão ser feitas a partir de segunda-feira (28), exclusivamente pela internet. Os detalhes sobre a edição do Enem deste ano foram apresentados hoje (24) pelo Ministério da Educação (MEC). Haverá mudanças nos critérios de correção da redação.

Os estudantes interessados deverão se inscrever até 15 de junho. A taxa de inscrição permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento. O edital da prova será publicado na edição de sexta-feira (25) do Diário Oficial da União.

No primeiro dia do exame, que cairá em um sábado (4 de novembro), os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No domingo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.

Em 2011, mais de 6 milhões de estudantes se inscreveram para participar da prova. Desde 2009, o exame ganhou importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. O Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.
Fonte: NoMinuto.com / Via: Agência Brasil